AOS TRABALHADORES DA APRAM, S.A.
- SNTAP Geral
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
INFORMAÇÃO
ATUALIZAÇÃO SALARIAL / 2024
Foi ontem, 09/12/2024, finalmente assinado pelo Governo Regional a Portaria necessária para permitir a aplicação da atualização salarial para o corrente ano, aos trabalhadores da APRAM, S.A., atualização essa estabelecida na Portaria n.º 176/2024/1, de 29 de julho para os Trabalhadores das Administrações Portuárias.
Não foi por acaso que só ontem, o Governo Regional assinou a referida Portaria; - É que, com todo o sentido de responsabilidade (alguém tinha que o ter!) esta Direção Sindical tinha comunicado à APRAM, S.A., que hoje, 10/12/2024, seria emitido um Aviso Prévio de Greve para os Trabalhadores dos Portos da Madeira.
Com efeito, se numa primeira fase se percebia, dada a instabilidade governativa na Região Autónoma da Madeira, não era possível ao Governo Regional em funções assinar a Portaria Regional, certo é que o processo foi-se arrastando vários meses já com o Governo Regional na posse das necessárias competências para o efeito.

Da nossa parte, sempre fomos insistindo, mas tentando evitar, responsavelmente um sempre indesejável conflito laboral.
Porém, do lado do Governo Regional parece não ter havido grande preocupação…!
Dado que não se vislumbrava solução concreta, entendemos avançar, no limite, para formas de luta (greve), de legitimidade incontestável.
Só assim e em função da nossa posição, o Governo Regional decidiu resolver o problema.
Os Trabalhadores da APRAM, S.A., merecem um pouco mais de consideração!
Apesar de tudo isto, congratulamo-nos que a questão tenha sido resolvida, sendo que de acordo com a informação da Senhora Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., os pagamentos deverão ocorrer no presente mês de dezembro, se possível juntamente com os vencimentos deste mês.
Recorde-se que a Portaria, tem efeitos desde 1 de janeiro de 2024, atualizando (em 5%) os montantes da tabela de remunerações base, incluindo diuturnidades, dos Trabalhadores das Administrações Portuárias, dos titulares de cargos de direção e chefia e do pessoal técnico de pilotagem, bem como o acréscimo de 1€ no valor do subsídio de alimentação.
Votos de Festas Felizes.
Lisboa, 10.12.2024
Pela Direção